Agendamento RG


É fato que é grande a demanda de pessoas diariamente que procuram tirar sua identidade. Isto porque trata-se de um documento muito essencial para a vivência do brasileiro. Sem ele, o cidadão fica excluído de vários programas que para o acesso dependem necessariamente dos números do RG. Portanto, com intuito de diminuir o contingente de pessoas e também acelerar os atendimentos, muitos órgãos disponibiliza o agendamento identidade. Quer conhecer mais um pouco? Leia o artigo abaixo!

Agendamento RG

Agendamento RG – Como agendar carteira de identidade

Quando é preciso agendar o RG

Muitos não podem conhecer, mas o agendamento de identidade trata-se de um serviço oferecido por diversos órgãos ao cidadão que quer programar sua ida ao um órgão para tirar sua carteira de identidade. É um serviço prático e rápido. Vários órgãos em esferas nacionais estão apenas realizando serviço de emissão de documentos, como RG, CPF, Carteira de identidade, apenas fazendo o agendamento no órgão.

Por ser um serviço novo, nem todas as unidades que emitem identidade estão adaptadas. Por isso, é necessário que consulte por telefone antes de ir, para que, possivelmente, não perca tempo e dinheiro.

Onde fazer agendamento da identidade

Não são todos os órgãos que emitem RG que possuem esta ferramenta à disposição. Por isso, é preciso que faça uma pesquisa sobre quais órgãos oferecem o agendamento da identidade. Eles podem variar de acordo com estado. Por isso, um órgão que faz este tipo de serviço em Pernambuco, pode não oferecer em São Paulo. Geralmente, os órgãos que emitem carteira de identidade são:

  • Departamento Nacional de Trânsito, mais conhecido como Detran;
  • Unidades da Polícia Cívil, em estados que eles estão habilitados a este serviço;
  • Secretaria de Segurança Pública;
  • Poupa-Tempo, nos estados em que possui unidade.

Com esta informação em mãos, pegue o telefone de cada órgão e ligue com intuito de se informar sobre o sistema de agendamento de identidade. Ou acesse o site de cada unidade e faça sua própria constatação.

Documentos para agendamento RG

É necessário que leve alguns documentos para solicitar a sua carteira de identidade. Sem eles, o cidadão fica impossibilitado de fazer o RG. São estes documentos:

  • Foto recente com tamanho 3×4 ;
  • Certidão de Nascimento;
  • ou Certidão de Casamento;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) – original ou extrato de emissão;
  • Certificado de Reservista;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Carteira de Motorista – CNH (caso possua)

Dependendo do órgão, não será solicitado todos estes documentos citados acima, apenas os cruciais, como certidão, cpf e foto. Sendo que, existem órgãos que realizam a coleta da fotografia na hora.

Quanto custa o agendamento da identidade?

O agendamento de RG pelo site dos órgãos é feito de forma gratuita. A emissão da primeira via da carteira de identidade também é grátis. No entanto, a partir da segunda via de Identidade é cobrado uma taxa de aproximadamente R$33,86 em alguns estados, como Rio de Janeiro. O valor pode variar de acordo com região e estado.

Está isento desta taxa em caso de roubo ou furto mediante a apresentação do boletim de ocorrência (B.O).

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.