Cadastro PIS – Como se cadastrar no PIS


Uma coisa que deixa muitos jovens que estão prestes ingressar no mercado de trabalho é como realizar o Cadastro PIS. Esse cadastro é necessário para qualquer cidadão que deseje fazer a sua carteira de trabalho e que deseje participar de programas sociais e trabalhistas como o Bolsa Família, Seguro Desemprego, Previdência Social e Fundo de Garantia. Se você já possui carteira de trabalho, fique tranquilo: você já possui um cadastro no PIS, basta consultar na sua CTPS pelo NIT ou NIS, que representa o número de cadastro no PIS. Se você não tiver carteira de trabalho nem tiver feito a inscrição no Programa de Integração Social, será necessário realizar o cadastro, por isso acompanhe a seguir e descubra como se cadastrar no PIS.

Cadastro PIS

Cadastro PIS – Aprenda com se cadastrar no PIS para fazer Carteira de Trabalho

Porque preciso do Cadastro PIS?

O cadastro do NIT é um procedimento obrigatório para os cidadãos que vão fazer a carteira de trabalho, portanto, necessário para todas as pessoas que queiram ingressar em um emprego formal. Esse cadastro também é obrigatório para receber benefícios do Governo como a Aposentadoria, o bolsa Família, e ter acesso a garantias e benefícios do trabalhador como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Abono Salarial e ao seguro desemprego.

Cadastro PIS em Agências da Caixa

A maneira mais simples, rápida e direta de realizar o seu cadastro PIS é através das agências da Caixa Econômica Federal. Solicite no atendimento do banco para realizar o seu cadastro no PIS, portando documentos de identidade com foto, como RG, além do seu número de CPF e comprovante de residência.

O cadastro leva apenas alguns minutos e você já sai com o seu número cadastrado impresso em uma folha de papel. Basta então apresentar esse documento junto com outros documentos de identidade, foto 3×4 com fundo branco e comprovante de residência em um dos postos de atendimento do Ministério do Trabalho e você poderá fazer a sua carteira de trabalho.

Caixa Econômica Federal - nas agências é possível se cadastrar no PIS

Caixa Econômica Federal – nas agências é possível se cadastrar no PIS

Como se cadastrar no PIS pela internet

Existe outra maneira de realizar o cadastro do PIS, sem precisar sair de casa, que é o cadastro no programa pela internet. O cadastro é feito em poucos minutos e você já receberá o número do seu PIS par imprimir e apresentar ao comparecer a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho para fazer a sua CTPS. Os dados necessários para cadastrar o PIS pela Internet são:

  • Nome;
  • Nome da mãe;
  • CPF;
  • Data de nascimento;

O cadastro deve ser feito pelo portal do DATAPREV, através desse link: https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml

Ao acessar, clique no canto superior esquerdo em “cadastro” e em seguida em “filiado”. Em seguida, informe o máximo de informações possível – todos os dados da primeira caixa são obrigatórios, e na segunda caixa é necessário cadastrar pelo menos um dado – preferencialmente o RG.

Cadastro PIS

Cadastro Filado PIS

Ao confirmar, você receberá o número do seu PIS, que será usado para realizar a sua carteira de trabalho, permitindo que você ingresse no mercado formal de trabalho e emprego. O cadastro, tanto pelo site do DATAPREV quanto pela Caixa Econômica Federal é totalmente gratuito, e feito em poucos minutos.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4,75 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.