Certidão de Reservista


Enquanto brasileiros, precisamos se oferecer em diversas atividades em prol da Pátria. Trata-se de uma forma de demonstrar nosso patriotismo, garra e também esforço em defender o país em que vivemos. Como forma de comprovar que comprometemos com serviço militar de nosso território, existe a certidão de reservista. Esse documento é essencial para diversos procedimentos para o cidadão brasileiro, por isso é fundamental ter esse documento para estar em dia com o serviço militar. Você sabe do que se trata? Leia o artigo abaixo!

 

Certidão de Reservista

Certidão de Reservista – Como emitir o seu certificado de reservista

O que é certificado de reservista?

A certidão de reservista é um documento fornecido a todo cidadão que tenha feito o alistamento militar. Este alistamento é obrigatório para todos os brasileiros de sexo masculino com ou mais de 18 anos.

O certificado de reservista é entregue ao cidadão só depois que o mesmo termina suas atividades de prestação de ofício ao Serviço Militar, até mesmo para aqueles que foram dispensados das atividades.

Para que serve a certidão de reservista?

Uma dúvida comum é sobre para que serve o certificado de reservista. Isto porque muitas vezes as informações são muitos sucintas nos comerciais televisivos. O certificado de reservista possui o objetivo de comprovar que o cidadão em questão foi incluído na reserva da Aeronáutica, Marinha e Exército.

Como emitir certificado de reservista

A emissão do certificado reservista é feita na Junta de Serviço Militar. Esta emissão é totalmente gratuita na 1º via. Mas, caso requeira a 2º via, a mesma só será realizada conforme o pagamento de uma pequena taxa.

O que acontece se eu não emitir certificado de reservista

O cidadão precisa estar em dia com o seu País. Caso não emita o certificado de reservista, o mesmo não poderá exercer determinadas atividades, como:

  • Assinar contrato com o governo federal, estadual ou municipal;
  • Fazer seu passaporte ou também prorrogar sua validade;
  • Inscrever-se em concurso público para cargos públicos;
  • Fazer sua carteira profissional, matrícula para o exercício de qualquer função e licença da profissão.
  • Fazer provas ou inscrição em qualquer instituição de ensino;
  • Receber favor ou prêmio do Governo Federal, Estadual ou Municipal;
  • Exercer alguma atividade em alguma empresa qual o funcionamento dependa da autorização do Governo Federal, Estadual ou Municipal.

Ainda assim, é de grande importância procurar a Junta de Serviço Militar o quanto mais rápido para que regularize todos os carimbos e anotações. Fazendo isto, você estará se livrando de diversos problemas futuros.

Como emitir 2º via do certificado de reservista

É possível emitir 2º via do certificado de reservista em casos de perda, roubo, furto, extravio ou deterioração de seu documento. O mesmo poderá ser solicitado na Junta de Serviço Militar de sua cidade ou região.

O cidadão deve portar os seguintes documentos para solicitar a 2º via do certificado:

  • Fotografia 3×4 recente, não precisa estar datada;
  • Cópia do guia de pagamento da taxa de emissão da segunda via do certificado de reservista;
  • Cópia do RG do cidadão, ou certidão de nascimento ou casamento. Será obrigatório a apresentação do original para comprovação na Junta.

Está com alguma dúvida sobre o certificado de reservista? Diga-nos na área de comentários.

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