CNH Popular – Habilitação Social Gratuíta


O CNH Popular é um importante programa do Governo que auxilia muitas pessoas a conquistarem a sua Habilitação de forma gratuita. Se você precisa tirar a sua carteira, mas não tem condições de arcar com as despesas do processo poderá recorrer ao programa que, como os outros criados e mantidos pelo Governo Federal possui regras e condições para selecionar as pessoas que realmente precisam desse importante auxilio. Pegue carona neste artigo para conhecer todos os detalhes do CNH Popular.

CNH Popular

CNH Popular – aprenda a fazer a CNH Social gratuita pelo Detran!!

Como funciona a CNH Popular

Criado em 2011, ele faz parte do Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissionalizante de Condutores Veiculares que estabelece a destinação de 25% das vagas dos cursos de formação de condutores para as pessoas que recebem até dois salários mínimos, que estejam desempregadas ou mesmo fazem parte do programa Bolsa Família entre outros fatores.

Outra questão bastante interessante é que o programa não se restringe a retirada da primeira habilitação, mas envolve a renovação da CNH, mudança e também adição de categoria. É claro que em relação a estas modalidades o percentual de vagas é diferente, ou seja, a renovação e a adição de categoria têm 15% e a mudança de categoria 55% das vagas.

Como Participar do CNH Social?

Como todo programa, o CNH também possui suas próprias regras. Para participar do processo seletivo é necessário preencher pelo menos um dos seguintes requisitos do programa:

  • Ser beneficiário do programa Bolsa Família;
  • Estar desempregado há mais de 1 ano (é necessário comprovar);
  • Ser ex-presidiário;
  • Ser portador de alguma deficiência;
  • Não ter tido nenhuma experiência anterior no mercado de trabalho (para isso, é necessário que sua CTPS tenha sido expedida há mais de um ano);
  • Receber até 2 salários mínimos e possuir renda familiar máxima de até 2 salários mínimos;
  • Estar matriculado em uma escola da rede pública de ensino e ter apresentado um bom desempenho escolar no ano anterior à inscrição no programa;
  • Ser um Segurado Especial como um pequeno agricultor rural e ter uma receita bruta familiar de até 2 salários mínimos.

CNH Gratuita – Inscrição

Se você preenche pelo menos um requisito acima e deseja participar da seleção do programa deverá entrar no site do DETRAN do seu Estado para conferir qual será o período de inscrição. É importante sempre acompanhar para não perder a oportunidade de participar do programa.

CNH Popular

A CNH Popular já é realidade na maioria dos estados do Brasil

Além do mais, o DETRAN participante como os de Pernambuco e do Espírito Santo destinam, dentro do seu site, uma pagina especifica com todas as orientações sobre o funcionamento do CNH Popular.

Se, por acaso, o site do DETRAN do seu estado não apresentar nenhuma informação do programa ou se você possuir dúvidas se o CNH Social 2017 está funcionando em sua região deverá entrar em contato com o próprio DETRAN para se certificar.

É interessante salientar que nos estados participantes, a página dedicada ao programa dentro do site do DETRAN também disponibiliza a lista dos selecionados e demais informações importantes para todos os participantes.

Existe algum custo para se inscrever no CNH Social?

Nenhum. A participação é totalmente gratuita. Caso contrário, seria ilógico uma vez que, o objetivo é auxiliar as pessoas que possuem renda baixa ou que estão desempregadas. Contudo, o site da Fetropar, além de apresentar todas as informações de vários programas sociais também possui uma página, em seu menu, dedicada ao CNH Popular que fica no alto da pagina.

O que você achou do programa CNH Popular? Compartilhe a sua opinião nos comentários abaixo.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Uma resposta para “CNH Popular – Habilitação Social Gratuíta”

  1. ina luisa disse:

    Eu quero tirar minha cnh mais não tenho condições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *