Como sacar o PIS


O PIS – Programa de Integração Social –  é um conjunto de benefícios trabalhistas que engloba o seguro desemprego, abono salarial e o FGTS. Desses, o que o trabalhador mais se beneficia é o abono salarial, também conhecido como décimo quarto salário, no valor de um salário mínimo a qual o trabalhador recebe de acordo com o tempo de serviço durante o ano corrente. É um benefício muito importante para complementar a renda do trabalhador brasileiro, por isso é fundamental que esse saiba como sacar o PIS 2015.

Saiba como efetuar o saque do PIS 2015

Saiba como efetuar o saque do PIS 2015

Quem tem Direito ao PIS

O abono salarial do PIS é pago a todos os trabalhadores brasileiros que se enquadrem nas seguintes condições:

  1. Precisam estar cadastrados no PIS há 5 anos ou mais;
  2. Segundo a nova regra do PIS, tenham que ter trabalhado com carteira assinada por mais de 6 meses no ano anterior;
  3. Precisam receber menos de 2 salários mínimos por mês de remuneração;
  4. Que tenha sido devidamente informado pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais.

Além disso, vale lembrar que o PIS é uma remuneração que está relacionada ao emprego junto a uma pessoa jurídica, portanto, empregadas domésticas com certeira assinada e profissionais liberais que contribuam de forma autônoma para a previdência social não tem direito ao benefício justamente por não se enquadrarem na quarta regra definida acima.

Os trabalhadores rurais também podem ter direito ao benefício, desde que sejam empregados de uma empresa ou cooperativa rural. No caso de atuarem independentemente como funcionários autônomos, não há direito de receber o abono salarial do PIS.

Como Consultar o PIS

consulta do PIS pode ser fita pela internet, pelo site da Caixa Econômica Federal, usando o seu Cartão do Cidadão, ou pelos terminais de atendimento em uma agência da caixa ou posto autorizada, como lotéricas, por exemplo.

A consulta do extrato do PIS ainda pode ser feita pelo telefone, pelo número 0800 72 60 207, mas o trabalhador precisa ter em mãos o número do seu cartão do cidadão e de documentos de identificação.

Como Sacar PIS 2015

O saque do PIS 2015 é um processo extremamente simples. Basta que o beneficiário compareça a alguma agência da Caixa Econômica ou posto de atendimento autorizado, tendo em posse o Cartão do Cidadão e a senha do mesmo, dentro da data estabelecida no calendário do PIS 2015. O beneficiário deve portar:

  • O cartão do cidadão, e deve saber a senha do mesmo para efetuar o saque do valor;
  • Documento de identidade válido com foto, como RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho.

Vale lembrar que o abono salarial do PIS só poderá ser sacado no período definido pelo calendário de pagamentos, portanto quem deixar o prazo passar, não poderá resgatar o valor do ano anterior, e os recursos voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador. No caso de empresas que tenham convênio com a CEF, também é possível receber o PIS diretamente na folha de pagamento, assim que o benefício estiver disponível ao funcionário. Para saber mais, o funcionário deve procurar a empresa em que trabalha e informar-se mais sobre o assunto.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votes, average: 4,77 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *