Mudança PIS 2017


O Abono Salarial é um dos benefícios mais aguardados pelo trabalhador Brasileiro. Ele é pago todos os anos pelo Governo Federal através da Caixa Econômica, como um complemente a renda dos trabalhadores formais com renta até três salários mínimos. Usualmente, o calendário de Pagamentos do Abono Salaria iniciava-se em Julho de todo ano, e os pagamentos se estendiam até Dezembro, quando os últimos beneficiados poderiam sacar seu saldo, sendo que este ficaria disponível para saque até o na seguinte, mas agora o Governo Federal acabou de anunciar uma mudança no calendário de pagamentos do benefício. Afinal, você sabe porque o calendário do PIS mudou e quais as novas datas de saque? Confira a seguir.

Motivos da Mudança PIS 2017

O ano de 2017 iniciou-se com uma forte crise, que vem se arrastando ao longo do ano. E não é só o trabalhador brasileiro que é afetado pela inflação: O Governo Federal também tem que apertar o cinto para manter suas contas em dia, e uma maneira de cortar gastos em 2017 encontrada foi adiar parte dos pagamentos do Abono Salarial para 2016. Na prática, o Governo joga parte da despesa do PIS para o ano seguinte para ter uma folga em seu orçamento, que precisa estar enquadrado na lei de diretrizes orçamentárias.

Com essa mudança, espera-se uma “economia” nas contas do Governo na ordem de 9 bilhões de reais, que será muito importante para o ajuste fiscal do ano de 2017. Isso implica, entretanto, em deixar o trabalhador esperar mais para sacar o benefício: os últimos beneficiados podem ter que esperar por até mais 3 meses do que pela regra antiga.

A tabela do PIS depois da mudança

A tabela de pagamentos do PIS agora ficou mais esticada. Normalmente, os pagamentos iniciariam, em Julho e terminariam em Dezembro, mas em 2017, a tabela será estendida, iniciando em 22 de Julho o pagamento dos primeiros beneficiados, e encerrando apenas em Março do ano seguinte. Com isso, quem recebia o PIS em Julho, vai continuar recebendo no mesmo mês, mas quem recebia o benefício em Dezembro, só poderá sacar seu valor no final de Março de 2016.

Essa medida também reduz o tempo disponível de saque: Um trabalhador contemplado pelo Décimo Quarto Salário em Dezembro poderia, pela regra antiga, sacar até Junho, tendo 6 meses de prazo para sacar o benefício, mas agora, ele recebe só em Março, e tem até Juno para sacar, tendo apenas 3 meses de prazo para sacar seu benefício.

Calendário do PIS 2017-2018 atualizado

Confira a seguir a nova tabela de pagamentos do PIS 2017-2018 divulgada agora na primeira semana desse mês, pela Caixa Econômica Federal, que revela as novas datas de pagamento do seu PIS. Confira a seguir:

Calendário PIS 2015 Atualizado

Tabela de pagamentos do PIS atualizada

Nessa semana (17/07/2018), o DCU – Defensoria Pública da União entretanto entrou na justiça obrigando a União a liberar o pagamento dos benefícios todos esse ano. O Ministério do Trabalho ainda não se manifestou sobre o assunto, mas fica então em aberto a situação do PIS 2018 para o trabalhador Brasileiro.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *