PIS 2019 – Calendário, Valor, Quem tem Direito

O Programa de integração Social é uma das iniciativas do Governo federal que mais tem resultado ao longo dos anos em benefícios par o trabalhador brasileiro. Esse benefício é pago anualmente, no valor de um salário mínimo para todos os trabalhadores que se enquadrem nas regras do Ministério do Trabalho. É importante citar, porém que o PIS 2019 vai ter algumas alterações importantes em relação aos anos anteriores, como no valor do PIS, nas datas de distribuição do calendário PIS. Também é possível ao trabalhador consultar os valores e tabela do PIS 2019 diretamente pela internet, sem sair de casa.

pis 2016

PIS 2016 – Confira o valor do PIS 2016, calendário de pagamentos e tabela dos beneficiários

O PIS é pago por meio do Calendário de Pagamento do programa, sendo assim, para receber o benefício é preciso que você se enquadre em todas as regras exigidas, e então receberá o valor de um salário mínimo.

Calendário do PIS 2019

O calendário do PIS 2019 é divulgado anualmente pela caixa econômica federal e pelo ministério do trabalho, que é o órgão responsável pela liberação dos recursos para o pagamento do benefício. Em 2019, o trabalhador voai enfrentar uma situação inédita, já que o benefício será liberado em dois períodos distintos:

Em Janeiro, Fevereiro e Março de 2019, serão liberados os pagamentos dos últimos beneficiados pelo PIS 2018. Segundo o Governo Federal, o pagamento desses benefícios será feito com o valor reajustado já para o novo salário mínimo 2019. Os agamentos estarão disponíveis até o dia 30 de Junho. Confira a seguir quem será beneficiado pelo PIS no início de 2019.

Calendário PIS 2016

Calendário PIS 2016 – Tabela com pagamentos do primeiro semestre

A partir de Julho, começam a ser liberados os pagamentos do PIS de 2019. O valor do benefício, nesse caso, será 1 salário mínimo (R$ 880,00). Os pagamentos dessa etapa serão feitos até o início de 2019, da mesma forma como ocorreu com os pagamentos do PIS 2018.

Infelizmente, ainda não houve divulgação da tabela de pagamentos do PIS para 2019.

O saque do PIS 2019 pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, lotérica ou posto de atendimento da Caixa Aqui, mediante a apresentação do seu cartão do cidadão e de um documento de identificação com foto. O saque também pode ser feito no caixa Eletrônico de agências da caixa, nesse caso só é necessário ter o cartão do cidadão em mãos.

Quem pode receber o PIS 2019

Em meados de 2015, houve um cero alarde de que poderia haver mudanças nas regras de distribuição do abono salarial do trabalhador brasileiro, mas essas mudanças acabaram não se confirmando. Para ter direito a receber o Abono Salarial 2019, o trabalhador brasileiro precisa:

  • Que o seu salário mensal seja inferior a 2 salários mínimos por mês (pelo valor do salário mínimo 2019);
  • É necessário estar inscrito no PIS há 5 anos ou mais – a inscrição é feita quando você faz a sua carteira de trabalho;
  • No ano anterior, você tem de ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada para uma empresa – pessoa jurídica.

É importante ressaltar que as regras do PIS 2019 não são as mesmas do seguro desemprego: o mínimo que o trabalhador precisa ter trabalhado para receber anualmente o benefício é apenas 30 dias, diferentemente do Seguro Desemprego, que exige até 12 meses de serviço para poder solicitar o benefício.

Quem tem Direito ao PIS

Levando em consideração os requisitos acima, os trabalhadores que tem direito a receber o PIS são os seguintes:

  • Motoristas, estivadores, prestadores de serviço geral que tenham trabalhado com carteira assinada para uma empresa;
  • Trabalhadores e empregados da indústria;
  • Trabalhadores do comércio e setor de serviços;
  • Trabalhadores rurais que tenham sido empregados em uma empresa agrícola.

Quem não tem direito ao PIS

Ainda há pessoas que não possuem o direito ao PIS, são elas:

  • Agricultores autônomos, ou vinculados a uma cooperativa sem caracterizar vínculo empregatício;
  • Empregas Domésticas – mesmo as que possuem carteira assinada, pois elas prestam serviço a pessoa física e não a uma empresa, não havendo informe ao Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS);
  • Qualquer trabalhador, de qualquer ramo, que receba mais de dois salários mínimos mensais;
  • Servidores públicos – esses possuem direito ao PASEP;
  • Trabalhadores autônomos.

Valor PIS

O valor do PIS é pago todo o ano e é o mesmo que um salário mínimo, independente dos meses trabalhados no ano-base ou da sua renda. As datas de pagamento são definidas de acordo com a data de aniversário do trabalhador. Fique atento ao Calendário PIS para não perder o dia do seu pagamento.

Como Sacar

O saque do PIS pode ser realizado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal mais próxima a você, tendo em mãos o cartão cidadão, o saque pode ser realizado diretamente no caixa eletrônico. Se você preferir ainda pode realizar o saque em algum posto Caixa Aqui ou Casas Lotéricas.

Pagamento do PIS

O pagamento do PIS normalmente acontece nos meses de julho e setembro de cada ano e pode ser feito pelas empresas, quando não for pago pelas empresas você pode sacar nas agências da Caixa Econômica Federal.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votes, average: 4,63 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.