PIS PASEP 2016


Todos os anos, os trabalhadores brasileiros que recebem até dois salários mínimos por mês possuem direito a receber um benefício muito importante para a integralização da renda do trabalhador, permitindo que este consiga fechar as contas no final do ano. Porém, o abono salarial do PIS PASEP 2016 conta com algumas novidades, especialmente quanto as datas de pagamento, já que o Governo Federal alterou o esquema de pagamentos dos benefícios. Além da tabela, muita gente está preocupada também com as novas regras do PIS, do valor do reajuste do benefício, além de outros fatores, por isso vamos explicar tudo a seguir.

PIS PASEP 2016

PIS PASEP 2016

Tabela do PIS PASEP 2016

O calendário de pagamentos do PIS PASEP é feito anualmente em parceria entre o Ministério do Trabalho, em parceria com a Caixa e com o Banco do Brasil. A Caixa econômica Federal é responsável pelo pagamento dos benefícios do PIS, enquanto que o PASEP é responsabilidade do Banco do Brasil.

Esse ano, porém, a tabela vai ser diferente: o calendário de pagamentos, que sempre era entre Julho e Dezembro, será pago entre Julho e Março do ano seguinte, e no início desse ano, de Janeiro a Março, serão pagos os benefícios remanescentes do Calendário do PIS 2015. Confira a tabela de pagamentos do benefício a seguir:

Tabela do PIS 2016:

Calendário PIS 2016

Calendário PIS 2016 – Tabela com pagamentos do primeiro semestre

Tabela do PASEP 2016:

Calendario PASEP 2016

Tabela de pagamentos PASEP 2016

Novas regras do PIS PASEP 2016

Muita gente anda preocupada com as supostas novas regras do PIS PASEP 2016, mas pode ficar tranquilo: o PIS PASEP não mudou. Em abril do ano passado, o Governo do PT tentou mudar as regras para tornar mais difícil que o trabalhador tivesse acesso ao benefício, com regras bem diferentes das regras antigas, mas felizmente, essas regras foram vetadas no Senado Federal, que percebeu que elas iriam prejudicar muito a vida do trabalhador, portanto continuam valendo as regras antigas para receber o abono salarial

Regras do Abono Salarial PIS PASEP 2016

O Abono Salarial do trabalhador será pago aos trabalhadores da iniciativa privada e do poder público que se enquadrarem nos seguintes requisitos:

  • Precisam ter cadastro no PIS PASEP há mais de 5 anos;
  • No ano anterior, precisa ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada;
  • A renda mensal do trabalhador tem que ter sido inferior a marca de 2 mínimos por mês no ano passado;
  • A empresa precisa ter entregue a RAIS em dia, informando o trabalhador ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Qual o valor do abono salarial do PIS PASEP?

O Valor do abono salarial é de R$ 880,00, ou seja, de 1 salário mínimo, tanto para os beneficiários do PIS quanto para os beneficiados pelo PASEP. A tabela de pagamentos de 2015 vai até o dia 30 de Junho. Quem não realizar o saque dos benefícios até essa data, perderá direito ao benefício.

Em seguida começa (em Julho) a tabela de pagamentos do PIS de 2016, que deve ir até o início de 2017. Nesse caso, os benefícios também serão pagos com o valor do salário mínimo corrente, ou seja, no início de 2017, o valor também será reajustado.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.