Segunda via RG


Tirar a 2ª via de RG não é nada fácil, não é verdade? Trata-se de um processo bastante burocrático que ninguém quer passar. No entanto, a importância deste documento é crucial para ter acesso a milhares de serviço na sociedade. Então, quer saber como solicitar a segunda via do RG? Confira neste artigo as principais dúvidas acerca deste assunto.

Segunda via RG

Segunda Via de Identidade – Confira os documentos necessários para emição da 2a via RG

Quando posso solicitar segunda via RG?

Não são todas as pessoas que podem tirar a segunda via do RG. É preciso que tenha algum motivo plausível para que consiga solicitar. Entre estes motivos, estão:

  • Atualizar foto ou nome do portador;
  • Cédula danificada ou em mau estado;
  • Perda, furto ou extravio.

Caso não seja nenhum desses, sua solicitação pode ser negada. Sendo que esta última opção é preciso que faça um boletim de ocorrência (BO) para que possa solicitar.

Portanto, é preciso que tenha bastante cuidado com este documento para que não venha perde-lo. Sempre é bom evitar estes processos burocráticos. Só quem já passou uns dias sem o RG sabe verdadeiramente dar valor a este documento.

Quais documentos para segunda via RG?

Assim como na primeira via, para tirar a segunda via de RG é preciso que leve alguns documentos cruciais, são eles:

  • Duas fotos 3×4 (colorida ou preto e branco);
  • Certidão de casamento original e uma cópia simples (nestes casos, são para casados, divorciados ou viúvos)
  • Certidão de nascimento original e uma cópia simples (para solteiros).

Nestas duas últimas opções, os documentos podem ser versões autenticadas no cartório de registro civil.

ANTENÇÃO: Dependendo do Estado que você mora, o atendimento para emissão de segunda via da identidade requer agendamento. Clique para saber como agendar sua carteira de identidade.

Quanto tempo para receber segunda via RG?

Geralmente, o prazo de emissão desta segunda via RG é de até três dias úteis. No entanto, pode ser que dure um pouco mais.

Existem estabelecimentos que entregam na hora como, por exemplo, o PoupaTempo. No entanto, não são todas as cidades ou estados que possuem este serviço a disposição do

Qual custo da Segunda via RG?

Para ter sua Segunda via RG é necessário que pague uma taxa pelos serviços. Para tanto, o solicitante deve recolher uma taxa no Banco do Brasil ou também Banco Santander.

Em alguns estados brasileiros, como São Paulo, o valor aproximado fica na casa dos R$30.

Em alguns casos é possível obter a isenção de taxa de segunda via RG. No caso de furto ou roubo, só é ir até o local de realização e apresentar o boletim de ocorrência policial juntamente com os outros documentos citados acima. A emissão do documento, entretanto, não é isenta de cobrança caso o cidadão possua cadastro no CADÚNICO ou no Bolsa Família, como ocorre para outros benefícios.

Caso o indivíduo esteja em condição de pobreza, poderá assinar um termo declarando a mediante situação. Este termo pode ser encontrado de forma simples e fácil na internet. Neste caso, podem solicitar pessoas que estejam desempregados há 3 meses e também homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.